sábado, 22 de maio de 2010

Matéria - The Chef, Flor Comestível

Saiba mais sobre 15 flores comestíveis

Quando o assunto é acrescentar flores aos alimentos, boa parte das pessoas responde com estranheza e até cara feia. No entanto, é bem provável que já tenham se deliciado com algumas delas sem ao menos notar. Não acredita? Pois bem, você já provou brócolis, couve-flor e alcachofra? Apesar de não terem o aspecto encantador das ornamentais, são flores, sim!
A nutricionista Alessandra Paula Nunes, professora do curso de nutrição de Centro Universitário São Camilo, de São Paulo, disse que as três opções passam longe da ideia de itens exóticos simplesmente porque já são vistas como legumes e podem ser cozidas como eles. "Outras flores são servidas na forma natural, por isso o caráter exótico."

Além de contarem com sabor que costuma agradar, trazem benefícios à saúde. A alcachofra, por exemplo, é considerada um eficiente auxiliar da digestão. O cálcio, encontrado em larga escala no brócolis, tem papel importante na formação e manutenção dos ossos e dentes. A couve-flor apresenta vitaminas A e do complexo B, que ajudam a evitar problemas de pele e do aparelho digestivo, além da queda de cabelos.

Para não perderem nutrientes, devem ser preparadas de preferência no vapor. E, na hora de comprá-las, fique atento a alguns detalhes. "A couve-flor deve ter folhas externas em bom estado, talos firmes e brilhantes, ser uniforme e sem intervalos. Prefira os brócolis bem verdinhos. No caso da alcachofra, recomenda-se escolher a que apresentar talo longo, e inflorescência firme e bem arroxeada", afirma a nutricionista.

Ornamentais
As flores tidas como ornamentais também fazem sucesso na culinária. Muito mais do que a simples função de enfeitar os pratos com suas cores e formas, entram na composição de muitas delícias. Boragos, calêndulas, capuchinhas, cravos, rosas dão um toque a mais a saladas, caldas, doces, pães, bolos, biscoitos, sobremesas e tortas.  Continua torcendo o nariz por conta do sabor duvidoso? Então, trate de mudar a expressão. O paladar do amor-perfeito, por exemplo, é ligeiramente adocicado. O da capuchinha é picante e lembra o do agrião, enquanto o do dente-de-leão parece com o do mel.
Se ficou com vontade de experimentar, nem pense em colher as plantas do jardim ou do vaso que enfeita a mesa da sala. "Podem ter sido contaminadas de alguma maneira ou conter partes venenosas." Devem ser adquiridas em produtores especializados, que as cultivam sem o uso de produtos químicos. Lave as flores somente com água de forma delicada, vale até usar um spray, pois são frágeis e machucam com facilidade. Deixe que sequem naturalmente ou aposte em toalhas de papel. "Remova os estames e pistilos. Partes brancas, grandes estames e pistilos normalmente são amargos e não devem ser mastigados." O ideal é que sejam consumidas sem cozimento, preservando a aparência e o gosto.
Detalhes
Poucos dias antes da entrada da estação das flores, confira abaixo detalhes de 15 exemplares comestíveis, listados pela nutricionista Alessandra. Depois, que tal arriscar-se na cozinha e fazer um prato com a cara da primavera?

Alcachofra - Conta com vitaminas do complexo B, potássio, cálcio, fósforo, iodo, sódio, magnésio e ferro. O sabor amargo estimula as secreções digestivas. A flor é considerada um eficiente auxiliar da digestão e a ciarina (substância encontrada na planta) pode melhorar as funções do fígado.
Amor-perfeito - Pode ser usada tanto nas saladas como para decorar as sobremesas, sopas e guarnições. Tem sabor ligeiramente adocicado.
Borago - Também conhecida como borragem, é uma planta medicinal (Borago officinalis) usada como expectorante e fornece certa dose de vitamina C. Algumas pessoas acham seu sabor semelhante ao do pepino. As folhas são usadas em compressas para suavizar problemas de pele.
Brócolis - Suas folhas, flores e talos são comestíveis. O vegetal é rico em cálcio (importante para a formação e manutenção dos ossos e dentes) e fonte de vitaminas A e C. Também apresenta ácido fólico (indicado para gestantes), selênio e potássio.
Calêndula - Acrescenta colorido à salada, mas o miolo deve ser retirado na hora de comê-la. Há muitos anos já era utilizada na alimentação por ser um bom corante para caldas e bolos.
Capuchinha - Uma das flores mais usadas em restaurantes finos, geralmente em saladas. Tem sabor picante que lembra o do agrião. É rica em vitamina C e apresenta propriedades digestivas.
Couve-flor - Possui quantidade apreciável de sais minerais importantes, como cálcio, fósforo e ferro, que atuam na formação dos ossos, dentes e sangue. Apresenta vitaminas A e do complexo B (B2 e B5), que têm como função evitar problemas de pele e do aparelho digestivo, além da queda de cabelos. Suas folhas verdes são muito eficazes no combate às anemias. Vegetal de fácil digestão, é neutralizante da acidez estomacal e indicado contra a prisão de ventre.
Cravo - Tem sabor doce, parecido com o da noz-moscada. A flor é sugerida para saladas e guarnições.
Dente-de-leão - Interessante para compor saladas, se for colhida jovem e servida logo em seguida. Tem sabor doce, parecido com o do mel.
Flor-de-alho - Boa pedida para quem busca dar um toque de alho ao sabor da salada ou outra opção gastronômica.
Flor-de-cebolinha - Opção para dar um toque acebolado à salada ou outro prato.
Hibisco - Apropriado para saladas, xaropes e algumas bebidas alcoólicas. Conta com notas cítricas e frutadas, mas é ligeiramente ácido.
Lavanda - Pode entrar na composição de muitas delícias da culinária: chás, biscoitos, xaropes, bolos, cheesecakes, sorvetes, geleias, tortas, vinhos, vinagretes.
Rosa - É muito usada para aromatizar e decorar doces com caldas e, ainda, compor saladas. As pétalas de rosas também são empregadas em xaropes, sorvetes, guarnições, geleias, manteiga.
Violeta - Entra em receitas e também é usada para decorar pratos. Há doce, chá, bolo e xarope de violeta. Boa pedida para saladas, geleias, manteiga.

Fonte: Terra - Patricia Zwipp

1 comentários:

Tacio disse...

A FOLHA DO BRÓCOLIS POSSUI QUE VALORES NUTRICIONAIS? POSSUI AS MESMAS VITAMINAS DA FLOR? FAZ ALGUMA DIFERENÇA PARA NOSSO SAÚDE INCLUIR A FOLHA DO BRÓCOLIS NA ALIMENTAÇÃO?

Postar um comentário