sábado, 15 de maio de 2010

Matéria - The Chef, Ganhe Peso sem Engordar

Muitos dos magrinhos que lutam com a balança, mas porque não conseguem ganhar peso, comentem um grande engano de comer demais para alcançar seu objetivo.


Mas isso pode comprometer não apenas essa guerra com o peso, mas principalmente a saúde do indivíduo, pois aumentar a massa muscular que deve ser o objetivo de quem precisa ganhar peso, e não engordar, pois esse é o termo designado para o aumento de massa gorda, que é um tecido que devemos ter muito cuidado, pois seu excesso traz grandes prejuízos à saúde.

O processo de ganho de peso é muito mais difícil que a redução de peso, mas não é impossível, mas para isso é preciso alguns cuidados. Mas para isso é preciso uma avaliação da composição corporal, feita pelo profissional nutricionista ou educador físico, onde a partir dos dados da avaliação física é possível saber se a pessoa é realmente magra, pois hoje temo os “falsos magros”, aqueles que aparentam magreza, mas possuem um percentual de gordura acima do recomendado, isso pode ocorrer devido a sedentarismo ou hábitos alimentares incorretos.

Simplesmente aumentar a quantidade de alimentos ou ingerir mais lanches calóricos (frituras, massas, doces, gorduras…) não é o melhor nem o mais saudável caminho para ganhar peso. O consumo exagerado de gorduras é sempre perigoso, podendo elevar os níveis de gordura no sangue e predispor a problemas cardiovasculares. Por isso, é enganoso pensar que somente os gordinhos devem se alimentar com qualidade, pois a saúde não se resume apenas ao que vemos no exterior do nosso corpo. Gripes, resfriados e infecções freqüentes são sinais de que a dia pode estar inadequada.

Caso você se ache magro, não avalie apenas pelo seu peso, consulte seu médico para descartar a chance de que alguma doença seja a causa do problema. Se a causa do emagrecimento não for tratada, não será possível manter o peso ideal.

Para quem se sente muito magro e quer ganhar peso, o melhor caminho é a prática de atividade física orientada, aliada a uma alimentação adequada, que dê suporte ao ganho de peso sem provocar danos à saúde.

Fonte: Revista Vida e Saúde

0 comentários:

Postar um comentário