sábado, 13 de março de 2010

Matéria - The Chef, Congelados

TÉCNICAS BÁSICAS DE CONGELAMENTO
Todo alimento a ser congelado deve ser fresco, limpo e de boa qualidade. O congelamento deve ser providenciado logo após a compra dos produtos. Os alimentos que serão congelados prontos devem ser levemente temperados e cozidos apenas pelo tempo mínimo necessário, pois o congelamento tende a acentuar os temperos e amaciar os alimentos. Depois de pronto, esfrie rapidamente os alimentos após o cozimento ou fervura é indispensável para a manutenção de suas propriedades. Os alimentos só devem ser retirados do freezer antes de sua utilização, podendo ser consumidos até 24 horas. O alimento não pode voltar ao freezer, exceto no caso de um produto cru que venha a ser transformado em prato pronto.
O congelamento é um eficiente sistema de conservação de alimentos e para que o freezer trabalhe perfeitamente, este deve operar, no mínimo, a -18º C.
O congelamento além de evitar que se desenvolvam micro-organismos, ele não altera as características dos alimentos,desde submetidos à boas condições de armazenamento, ou seja, de acordo com as técnicas recomendadas.
O congelamento tem muitos benefícios : em um dia é possível preparar o cardápio de toda a semana; a visita ao supermercado é menos freqüente; os menus para festas, recepções e ocasiões especiais tem seu preparo antecipado; o consumo de gás cai porque maiores quantidades de alimentos são preparadas ao mesmo tempo; os alimentos podem ser adquiridos a preços mais baixos e o desperdício é eliminado porque os alimentos são congelados na quantidade certa para o consumo.

O QUE NÃO PODE IR AO FREEZER
Maionese: Porque o óleo se separa dos demais ingredientes.
Gelatina Pronta: cristaliza.
Batatas cozidas: Perdem sabor e têm a textura modificada.
Ovos cozidos ou crus com casca: A casca se rompe e a gema fica granulada.
Gema pura crua: Fica cheia de grânulos.
Vegetais que serão usados crus: Perdem a textura original.
Manjares e pudins a base de maisena: A água se separa e o sabor se modifica.
E mais...
Carne salgada e defumada- Creme de leite- Curau- Doces caramelados- Leite fresco- Iogurte- Picles- Pudim de claras- Pudim de leite condensado- Queijos- Receita com Saladas cruas- Tomates.

ETAPAS DO CONGELAMENTO

1. Separe alimentos de boa qualidade e limpos.
2. Faça os procedimentos necessários para cada tipo de alimento.
3. Coloque em embalagens adequadas como potes plásticos, sacos plásticos próprios para alimentos, em quantidades pequenas, ideais para o consumo de uma refeição; fazendo bloquinhos de gelo do alimento e depois de endurecido envolver no PVC (plástico aderente, prendendo as pontas com o auxílio do durex), esta última opção é a minha preferida, pois economizo em embalagens, mantendo a qualidade.
4. Identifique com uma etiqueta contendo data de fabricação e data de validade.
5. Coloque no freezer na temperatura adequada, abaixo de 18º C.
6. Só sobreponha as embalagens quando estiverem totalmente endurecidas.
7. Conserve os alimentos congelados numa temperatura de –18ºC por até 3 meses.
8. Nunca recongele os alimentos.

COMO DESCONGELAR
Os alimentos devem ser descongelados sempre colocando o alimento no refrigerador (descongelamento lento) ou em forno de microondas ou em temperatura ambiente por, no máximo, quatro horas. O alimento deve estar sob embalagem adequada.

TIPOS DE DESCONGELAMENTO
O descongelamento na temperatura ambiente é o mais apropriado para tortas, bolos, doces e frutas.
O descongelamento no refrigerador é indicado para alimentos de descongelamento lento, como queijos e carnes cruas.
Já o descongelamento no forno ou fogão é usado para todos os pratos prontos.

0 comentários:

Postar um comentário